Afinamento capilar: as 9 melhores dicas

A queda de cabelo é motivo de preocupação para quem sofre . Afeta a auto-estima e também pode ser um sintoma de um desequilíbrio.

Existem muitos remédios e dicas para combater a queda de cabelo e a queda subsequente; neste artigo, apresentamos o mais eficaz e simples de aplicar.

Prevenção e combate à queda de cabelo

1. Shampoo natural

A curto prazo, o shampoo pode dar ao cabelo o efeito ou a aparência que promete. No entanto, pode enfraquecê-los ao longo do tempo se contiver produtos químicos agressivos.

Portanto, recomendamos que você escolha um shampoo natural. Talvez o resultado imediato não seja espetacular, mas você certamente será capaz de impedir a queda de cabelo.
  • Os sulfatos e silicones são projetados especialmente para deixar os cabelos mais macios e brilhantes. Você notou, no entanto, que eles se sujam mais cedo e tendem a lavar após lavagem, a se tornarem oleosos ou secos nas pontas?
  • Dê preferência a produtos à base de óleo de coco, aloe vera, óleos essenciais, extratos vegetais, etc.

2. Não lave o cabelo todos os dias

Você não precisa lavar o cabelo todos os dias: ao fazê-lo, nós os enfraquecemos e alteramos o equilíbrio do couro cabeludo . Além disso, o cabelo molhado cai mais facilmente.

Se você realmente não pode evitar lavar o cabelo diariamente, use o shampoo apenas em dias alternados.

3. Trate-os bem

O cabelo requer o mesmo cuidado e atenção da pele ou do resto do corpo:

  • Escove-os delicadamente e habitualmente. Se possível, use um pincel de fibra natural : é bom para o couro cabeludo e evita um pouco de frizz.
  • Evite estressá-los com um secador de cabelo quente ou pratos que os quebrem e enfraquecem.
  • Ao enfileirar ou juntá-las, lembre-se de não apertá-las demais .
  • Os cabelos também devem ser protegidos do sol . Use um chapéu ou bandana, especialmente quando a exposição exceder meia hora.
  •  Evite o uso usual de gel, cera, espuma e laca.

4. Massageie o couro cabeludo

Um dos melhores gestos que podemos oferecer aos cabelos para evitar o desbaste é massagear o couro cabeludo. Dessa forma, também estimulamos o crescimento de novos fios.

  • Realize a massagem aplicando uma pressão média no couro cabeludo, desenhando pequenos círculos com as pontas dos dedos, da testa à nuca.
  • A melhor hora é antes de ir para a cama; deixe a massagem durar de 5 a 10 minutos.
  • No final, você pode sentir um formigamento agradável, um sinal de que reativou a circulação.

5. É necessário um suplemento?

Existem muitos suplementos baseados em vitaminas e minerais específicos para queda de cabelo masculino. No entanto, deve-se ter em mente que:

  • Suplementos são usados ​​em caso de deficiência nutricional real. Se o motivo da queda abundante de cabelos estiver relacionado a uma predisposição genética ou a um problema de saúde, você provavelmente não notará grandes melhorias.
  • Nem sempre os suplementos são tomados: algumas vitaminas, se tomadas em excesso, podem ser prejudiciais. Pergunte ao seu médico.
  • Entre os nutrientes que mais afetam a saúde dos cabelos, encontramos biotina, zinco e silício.

6. Beba água

Este hábito simples é bom para tudo, mesmo para a saúde do cabelo . Beba dois litros de água por dia, entre as refeições.

7. Reduzir sal e produtos lácteos

A nutrição sempre tem um peso importante. Para evitar queda de cabelo, produtos lácteos e sal devem ser reduzidos ou eliminados da dieta.

Essas atenções terão um impacto positivo na saúde dos cabelos e do corpo em geral.

8. Óleos essenciais

Você pode adicioná-los ao shampoo, condicionador ou máscara ou usá-los como base para massagear o couro cabeludo. Neste último caso, misture com um pouco de óleo de coco virgem extra.

Os óleos essenciais que protegem a beleza do cabelo são:

  • alecrim
  • lavanda
  • Timo
  • canela
  • Óleo da árvore do chá

9. Stress proibido

Um dos piores inimigos da nossa saúde é o estresse; os efeitos negativos são notados em todo o corpo e a queda de cabelo é um sintoma muito comum.

Se você estiver passando por um período de nervosismo, irritabilidade, ansiedade ou tristeza, tente fazer algumas mudanças no seu estilo de vida.

Muitas vezes, atividades como ioga, meditação, esportes ou caminhadas na natureza oferecem grande ajuda.

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