Melhores dicas de cuidados com a pele

Às vezes, parece que sua pele é impossível de controlar, especialmente quando você se levanta e se vê no espelho com uma espinha enorme no nariz ou com uma “febre” no canto da boca. A boa notícia é que existem maneiras de prevenir e tratar os problemas de pele mais frequentes; Aqui estão algumas dicas.

Acne

Uma espinha começa a sair quando os poros da pele ficam entupidos com um tipo de gordura chamada sebo , que normalmente lubrifica a pele e os cabelos. A acne é comum durante a puberdade, quando os hormônios ficam fora de controle, fazendo com que a pele produza excesso de sebo.

Como muitas das glândulas produtoras de sebo são encontradas na testa, nariz e queixo, essa área – a zona T – é onde mais espinhas saem.

A melhor opção para acabar definitivamente com a acne é fazer o uso de algum suplemento natural, e o clean caps é o mais recomendado que existe no mercado brasileiro, mas além desse produto, você pode aplicar as dicas abaixo.

Aqui estão algumas dicas para evitar fugas da acne e levá-las a remeter o mais rápido possível:

  • Lave o rosto duas vezes por dia (não mais) com água morna e sabão neutro feito especificamente para pessoas com acne. Massageie suavemente o rosto, descrevendo movimentos circulares. Não esfregue o rosto. Lavar demais e esfregar a pele podem irritá-la. Após a limpeza, a Academia Americana de Dermatologia (ADF) recomenda aplicar uma loção sem receita que contenha peróxido de benzoíla.
  • Não estourar o feijão. É tentador, mas aqui estão as razões pelas quais você não deve fazê-lo: ao arrebentar uma espinha, você pode empurrar o material infectado para camadas mais profundas da pele, causando mais inflamação e vermelhidão e até causando feridas, o que pode deixá-lo com pequenas cicatrizes permanente Se você tiver uma espinha antes de um evento ou celebração importante, como a festa de final de ano, as chances são de que um dermatologista possa tratá-lo com um risco muito menor de infecção e que você tem cicatrizes.
  • Evite tocar seu rosto com as mãos ou apoiá-lo em objetos que tendem a acumular resíduos de sebo e pele, como o receptor de telefone. Ao tocar seu rosto, você pode dispersar as bactérias que causam o inchaço e a irritação dos poros. Para manter as bactérias afastadas, lave bem as mãos antes de aplicar qualquer produto no rosto, como cremes ou maquiagem.
  • Se você usar óculos graduados e / ou óculos escuros, limpe-os com freqüência para evitar que a graxa obstrua os poros ao redor dos olhos e nariz.
  • Se você tiver acne em outra parte do corpo, evite usar roupas apertadas, que não permitem que a pele respire e podem causar irritação. Lenços, caixas, faixas de cabelo e chapéus também tendem a acumular graxa e sujeira.
  • Remova sua maquiagem antes de ir para a cama à noite. Ao comprar maquiagem, escolha os produtos cujo rótulo ou embalagem diz que são “não comedogênicos” ou “não acnegênicos”. Jogue fora a maquiagem velha que cheira ou parece diferente do que quando você a comprou.
  • Use cabelos limpos e evite entrar em contato com o rosto para que a graxa e a sujeira que ele contém não obstruam ainda mais os poros.
  • Proteja sua pele do sol. Pode parecer que o bronzeado oculte a acne, mas é apenas temporário. Bronzeamento pode piorar a acne, e não melhor. O sol também causa lesões na pele que, a longo prazo, favorecem o aparecimento de rugas e aumentam o risco de desenvolver câncer de pele.

Se você está preocupado com acne, converse com um dermatologista. Os dermatologistas oferecem vários tratamentos que ajudam a prevenir e controlar a acne, bem como suas marcas ou cicatrizes. Um dermatologista pode ajudá-lo a encontrar o método de tratamento mais adequado para você e pode fornecer muitas dicas úteis para controlar a acne e cuidar do seu tipo de pele. Alguns salões de beleza e centros de hidroterapia e estética têm especialistas em pele, chamados esteticistas , que podem aconselhá-lo e aplicar tratamentos de pele.

Sol e pele

Todos sabemos que devemos proteger nossa pele dos raios nocivos do sol. Mas é óbvio que é impossível evitar o sol, quem quer se trancar em casa quando está tão confortável ao ar livre? Além disso, nem tudo relacionado ao sol é negativo: a luz solar ajuda nosso corpo a produzir vitamina D. Siga estas dicas quando estiver no exterior para controlar a exposição ao sol:

  • Coloque um protetor solar com um fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 15, mesmo quando estiver nublado ou se você não planeja passar muito tempo ao ar livre. Se você suar muito ou nadar, repita a aplicação do creme protetor a cada 1,5 a 2 horas (mesmo que use um filtro solar à prova d’água).
  • Escolha um creme protetor solar que retenha os raios UVA e UVB. Procure expressões como “proteção de amplo espectro” ou “proteção UVA”, além de um SPF de 15 ou superior. Escolha um filtro solar “não acnegênico” ou “não comedogênico” para ajudar a manter os poros da pele limpos.
  • Os raios do sol são mais fortes entre as 10 da manhã e as 4 da tarde; portanto, durante essas horas, repita frequentemente a aplicação do filtro solar e faça uma pausa para se proteger do sol. As horas em que a sombra é maior que a sua altura são mais seguras para se expor ao sol (de qualquer maneira, nesse momento, você também deve usar creme protetor).
  • Use mais proteção solar (com um FPS mais alto) quando estiver perto de uma superfície refletora, como água, neve ou gelo.
  • Todos sabemos que o sol pode causar lesões na pele, mas você sabia que também pode causar problemas nos olhos? Proteja seu rosto e olhos com um chapéu com viseira ou chapéu e use óculos de sol com 100% de proteção UV.
  • Alguns medicamentos, como os medicamentos prescritos para acne, podem aumentar a sensibilidade ao sol (e máquinas UVA); portanto, se você toma algum medicamento com algum desses medicamentos, o filtro solar aumenta.
  • Se você gosta de ser marrom, tente simular o bronzeamento com bronzeadores ou tratamentos com spray aplicados em alguns salões de beleza. Evite máquinas UVA. Os raios UV que irradiam são tão nocivos quanto os do sol.

Herpes labial

Feridas são vesículas ou úlceras que saem pelos lábios e cantos da boca, também conhecidas como “febre” ou “bolhas de febre”. Eles são causados ​​por um tipo de vírus do herpes ( vírus do herpes simplex tipo 1 [HSV-1], que na maioria dos casos não é transmitido sexualmente), para que possa ser transmitido de uma pessoa para outra. Quando você pega o vírus, ele permanece no seu corpo, o que significa que você terá úlceras nos lábios de vez em quando ao longo da vida.

Aqui estão algumas maneiras de ajudá-lo a não ter esse tipo de úlcera (ou a não voltar se tiver apresentado anteriormente):

  • Evite a infecção em primeiro lugar, não compartilhando protetores labiais, escovas de dentes ou bebidas com pessoas que podem estar infectadas pelo vírus. O vírus que causa o herpes labial é transmitido pelo nariz (pelo muco) e pela boca (pela saliva).
  • As pessoas que já tenham contraído a infecção sabe que isso pode ser reativado quando muito exposta ao sol, em situações de estresse ou quando doente. Mais um motivo para usar bastante protetor solar, comer bem, exercitar-se e dormir o suficiente!

Se você tiver uma afta, aqui estão algumas dicas para diminuir seus sintomas:

  • Se as úlceras forem dolorosas, tome paracetamol ou ibuprofeno.
  • Chupe barras de gelo ou cubos de gelo para atenuar a dor e manter o frio “quente”.
  • Evite alimentos ácidos (como laranjas, tomates e limonada), bem como alimentos salgados ou condimentados, que podem ser irritantes.
  • Não toque nem exploda suas feridas enquanto aguarda a cura. Eles podem sangrar e se infectar com bactérias e você pode espalhar o vírus para outras pessoas.

Geralmente, as úlceras desaparecem sozinhas depois de uma semana ou duas. Mas se eles aparecerem com frequência ou incomodam muito, converse com seu médico ou dermatologista, que pode prescrever medicamentos para aliviar os sintomas e diminuir a duração dos episódios.

Eczema

Eczema é uma condição em que a pele fica seca, vermelha e com coceira. Se você tem eczema, pode ter encontrado propensão a erupções cutâneas associadas à coceira, especialmente em partes do corpo, como as dobras do cotovelo e joelho, pescoço e rosto. Os sintomas do eczema variam de uma pessoa para outra.

Embora o eczema não possa ser curado definitivamente, existem maneiras de impedir sua reativação:

  • Evite detergentes fortes, sabonetes perfumados e loções com muita fragrância, que tendem a irritar a pele e a reativar o eczema.
  • Como a água quente seca por evaporação rápida e a lavagem excessiva com sabão tende a secar a pele, tomei banhos ou banhos curtos com água morna. Se você precisar manter as mãos na água por um longo tempo (por exemplo, para lavar a louça ou o carro), tente usar luvas. O detergente pode secar e irritar a pele.
  • Coloque um hidratante não perfumado regularmente para evitar coceira e ressecamento. Os cremes geralmente hidratam um pouco mais e seus efeitos são mais duradouros do que os das loções na maioria das pessoas. Os cremes têm mais efeito quando aplicados com uma pele levemente úmida, logo após o banho ou o banho.
  • Cuidado com o tipo de tecido que você veste. O algodão está indo bem porque é macio e respirável. (Mas, para o exercício físico, alguns dos materiais sintéticos recém-criados são melhores que o algodão para manter o corpo confortável e seco.) Tente evitar tecidos como lã, elastano ou lycra, que podem causar irritação e / ou reações alérgicas
  • Gerenciar o estresse Como o estresse pode reativar o eczema, tente atividades como ioga ou caminhada após um longo dia de trabalho para manter o estresse sob controle.
  • Se você usa maquiagem, escolha as marcas que não contêm corantes ou perfume, que podem piorar o eczema.

Se você tiver problemas para controlar seu eczema, converse com um dermatologista, que lhe mostrará maneiras de controlá-lo melhor.

Outros problemas de pele

Verrugas são infecções que afetam pequenas áreas da pele causadas por vírus da família do papilomavírus humano (HPV). Não há como impedir o aparecimento de verrugas (além de evitar o contato com pessoas que já as possuem). Mas, se você tiver verrugas, não as esfregue, quebre ou arranhe, porque você pode espalhar o vírus para outras partes do corpo e fazer com que novas verrugas apareçam.

Alguns medicamentos vendidos sem receita contêm ácidos especiais que podem ajudá-lo a se livrar das verrugas, mas é sempre melhor consultar seu médico antes de tentar um. Se você tiver verrugas na área genital, vá ao médico para recomendar o melhor tratamento para uma parte tão sensível do corpo.

Outro tipo de infecção viral semelhante às verrugas é o molusco contagioso. (Não é tão assustador quanto o seu nome!) Como verrugas, pode ser transmitido por arranhões e por contato sexual.

As estrias , linhas finas marcas ou branco, rosa ou roxo, que aparecem na pele, são bastante comuns em adolescentes. As estrias são formadas quando o tecido sob a pele é esticado como resultado de rápido crescimento ou aumento de volume, por exemplo, durante a puberdade. As estrias geralmente desaparecem sozinhas com o tempo. Se eles o preocuparem, converse com seu dermatologista.

Como a pele é o reflexo mais visível do que está acontecendo dentro de nossos corpos, as pessoas igualam a saúde da pele à beleza. Mas a pele saudável é muito mais do que a aparência: é essencial para a sobrevivência. Portanto, torne sua pele sempre radiante, dedicando os devidos cuidados, comendo bem e se exercitando muito.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.